Neuropsicologia
A Neuropsicologia é uma especialidade clínica que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano, abordando questões sobre o funcionamento cerebral saudável e patológico.
O processo de Avaliação Neuropsicológica é uma das aplicações clínicas da Neuropsicologia. É realizada por profissional habilitado - neuropsicólogo - e corresponde à investigação das funções cerebrais a partir do comportamento.
Para isso, realizam-se atividades específicas, que permitem associar os resultados observados com possíveis alterações cerebrais.
A avaliação é recomendada em qualquer caso que exista suspeita de dificuldade cognitiva ou comportamental de origem neurológica, por exemplo, na Doença de Alzheimer, Parkinson, Acidente Vascular Cerebral (AVC/Derrame), traumatismo craniano, epilepsia, transtorno do déficit de atenção, transtorno do aprendizado, entre outros.
Contribuições da Avaliação Neuropsicológica:
- diagnosticar determinado problema;
- esclarecer com mais informações um processo patológico;
- avaliar os efeitos de um tratamento;
- objetivar mudanças no curso da doença, no cuidado e acompanhamento do interagente;
- fornecer informações sobre o interagente a familiares e cuidadores;
- elaborar um programa de reabilitação cognitiva;
- produzir laudos para fins legais.
Com o resultado da Avaliação Neuropsicológica, o profissional repassará informações e encaminhamentos que contribuirão para uma melhor qualidade de vida do interagente, familiares e cuidadores.